solução elétrica em geral

solução elétrica em geral
eletricista 24 horas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Quando se fala sobre essa nova fonte de energia, sua cabeça se enche de perguntas?☀

Hoje vou tirar as 10 dúvidas mais comuns sobre energia solar!☀

1 – QUAIS AS VANTAGENS DE SE USAR A ENERGIA SOLAR?
A energia depende de uma fonte gratuita (Sol), causando baixo impacto ambiental. A instalação é rápida, o custo de manutenção é baixo e viável em praticamente todo o território nacional.

2 – O BRASIL TEM POTÊNCIA PARA GERAR ESSA ENERGIA?
Sim. Os raios solares do Brasil são, em média, 40% maiores do que na região mais ensolarada da Alemanha, sendo que essa região é líder no uso de energia fotovoltaica.

3 – O SISTEMA FOTOVOLTAICO DURA PARA SEMPRE?
Se forem equipamentos de qualidade e bem cuidados, a durabilidade pode passar de 25 anos, podendo chegar à 50 anos. Depois desse período, a eficiência vai diminuindo, em média, 20% a cada 25 anos. MAS AS PLACAS AINDA CONTINUAM GERANDO.

4 – INSTALANDO A ENERGIA SOLAR, ZERA A CONTA DE LUZ?
Não, pois você continua vinculado à empresa de energia elétrica, então será cobrado o valor mínimo, fora a taxa da iluminação pública, mas você terá uma economia de até 95%.
Resumindo, vai pagar apenas a taxa mínima.

5 – COMO ESSE SISTEMA FUNCIONA DURANTE A NOITE?
Ele não funciona durante a noite, apenas durante o dia. Quando se gera mais energia do que se consome, essa energia que sobra é direcionada para a rede de distribuição e se transforma em crédito para ser usada durante o período noturno.
Obs: Se o sistema for off-grid ele continua funcionando durante a noite sendo alimentado por baterias.

6 – QUEM MORA EM PRÉDIO PODE INSTALAR ESSE SISTEMA?
Sim, contanto que o prédio tenha uma área que suporte a instalação das placas ou você pode instalar em uma casa da sua familia e direcionar o excedente de energia para o seu apartamento.

7 – COMO É FEITA SUA MANUTENÇÃO?
Manutenção é uma simples limpeza nas placas para retirar sujeira. Ela não precisa ser feita por um profissional, pois é necessário utilizar apenas água e pano, uma vez ao ano, ou sempre que notar muita sujeira devido aos períodos sem chuva.

8 – ONDE POSSO INSTALAR ESSE SISTEMA?
O mais comum é a instalação no telhado, pois ocupa uma área que não é utilizada para outros fins. Uma vantagem da instalação no telhado é que se pode utilizar a instalação elétrica como interface entre gerador solar e rede elétrica pública.

9 – QUANTO CUSTA PARA INSTALAR O SISTEMA FOTOVOLTAICO?
Você faz esses cálculos de acordo com o seu consumo em KWH. Quanto maior o consumo, maior sera o sistema

10 – COMO FAÇO PARA SER UM INSTALADOR? É RENTÁVEL?
Esse é o mercado que mais cresce nesse momento. E também é muito rentável.
Para você ter ideia esse mercado teve crescimento de 300% em anos de crise (2017;2018) e deve ultrapassar essa marca até o final do ano
🌤🌤🌤🌤🌤🌤

domingo, 12 de janeiro de 2020

Energia renovável acelera desativação de reatores na Europa

Energia renovável acelera desativação de reatores na Europa

11-01-20
Energia renovável acelera desativação de reatores na Europa
Dois reatores nucleares que abasteciam residências e fábricas na Suécia e Alemanha foram paralisados em dezembro, após 44 anos de operação

Em dezembro de 2019, dois reatores nucleares que abasteciam residências e fábricas na Suécia e Alemanha encerraram permanentemente a produção de eletricidade. Um dos reatores paralisados foi o Ringhals-2, da Vattenfall, na Suécia, com 44 anos de operação. Segundo informações da Bloomberg, as energias renováveis, como solar e eólica, atropelaram o modelo de investimento em energia elétrica tradicional na Europa. Com isso, a unidade da maior empresa elétrica da Escandinávia não gerava lucro, terminando na paralisação dos reatores.
Mais um efeito da transição energética impulsionada pelas renováveis foi na Energie Baden Wuertenberg, base da indústria de ponta no Sul da Alemanha, que, segundo a Bloomberg, está encerrando as atividades do reator Philippsburg-2, um dos maiores do país, responsável por abastecer enormes fábricas automotivas desde meados da década de 1980.
Na Alemanha, a chanceler Ângela Merkel decidiu desativar definitivamente as usinas nucleares até 2022 (dez reatores foram fechados desde 2011), após o acidente nuclear de Fukushima. Apesar desse desastre, a unidade não tinha previsão de ser fechada, até chegar a oferta imperdível de energia eólica e solar no país, o que antecipou a decisão.
Por outro lado, a Suécia ainda debate o futuro da energia atômica. No caso dos reatores Ringhals, enquanto três partidos apoiaram uma proposta para a continuação de suas operações que deveriam fechar em 2019 e 2020, quatro partidos da oposição queriam que a estatal Vattenfall suspendesse o encerramento das operações. De acordo com a Vattenfall, a decisão de descomissionamento foi motivada por questões comerciais.
Outro reator, de menor porte na Suíça, também foi permanentemente fechado em dezembro. Muhleberg foi a primeira estação atômica a ter atividades encerradas no país. O fechamento foi anunciado em 2015, quando a BKW informou que o descomissionamento seria o maior projeto da concessionária desde que a unidade começou a gerar energia, em 1972.