A instalação elétrica é planejada no momento do projeto de uma casa ou um edifício. É bem comum que as pessoas que moram no lugar não tenham participado do processo da construção, e por isso não têm ideia de como está a situação atual do sistema elétrico do empreendimento. O que muitas vezes também nos impede de ter mais cuidado é o fato da instalação elétrica estar “escondida” nas paredes ou forros. Não dar a devida atenção à isso pode causar o adiamento de uma reforma elétrica bastante necessária.
Mesmo que aparentemente esteja tudo funcionando, uma má instalação ou a falta de uma reforma elétrica pode prejudicar tanto na conta de luz como na segurança dos moradores. E são sinais do dia a dia que revelam a necessidade – e a urgência – de uma reforma elétrica.
É mais fácil prestarmos atenção nesses problemas em nossas casas, mas lembre-se que você está cercado de instalações elétricas. Se você perceber esses sinais em seu trabalho, por exemplo, você deve alertar os responsáveis que podem não ter conhecimento disso. Nesse post, vamos abordar justamente os detalhes mais fáceis de serem identificados!
8 sinais que indicam uma reforma elétrica
– Fios descascados
Se você encontrar fios ou cabos em más condições, ou seja, descascados, amassados ou em estado de corrosão, é um sinal que eles precisam ser substituídos com urgência.
Lembre-se que são eles que irão conduzir a eletricidade com segurança. O tamanho e a espessura dependem da potência da corrente elétrica dos equipamentos. Por isso é importante que eles sejam de qualidade e adequados para os aparelhos que você possui, evitando possíveis curtos.
– Temperatura elevada
Ao perceber que fios, tomadas e interruptores aquecem muito, é recomendado que você contrate um profissional para identificar o problema e fazer trocas desses materiais elétricos.
– Ligações de tomada e disjuntores
Se você está fazendo muitas ligações de tomada e disjuntores ou pequenos ajustes na instalação com mais frequência, é mais seguro e adequado viabilizar uma reforma elétrica. Lembre-se também de nunca ligar um fio diretamente na tomada, e cuidado com o uso de benjamins para não sobrecarregar a instalação elétrica – o ideal é apenas um aparelho por tomada.